Conheça alguns tratamentos que turbinam e protegem a visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato
Audição

O que comer: peixes oleosos.
Por quê: o ômega-3, encontrado no salmão, atum e cavala, reduz ou retarda a perda de audição vinculada à idade, segundo um estudo publicado no periódico The American Journal of Clínical Nutrition (EUA). "Acredita-se que a substância auxilie na vascularização do aparelho auditivo", diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultaria em Saúde e Nutrição.
Quantidade ideal: comendo dois filés médios por semana, o risco de perda da audição aos 50 anos ou mais cai 42%, diz o estudo.
Olfato
O que comer: alimentos ricos nas vitaminas A (cenoura), B e zinco (carnes).
Por quê: "Eles agem no sistema nervoso, relacionado aos receptores do olfato", explica o otorrinolaringologist Osmar Cleyton Person.
Quantidade ideal: 3 porções de Legumes e 11 mg de zinco. Para você ter uma ideia, um bife de picanha de 100 g tem 6,7 mg.

Paladar
O que comer: maçã.
Por quê: "Os alimentos ricos em fibras ajudam a remover a placa bacteriana espessa, localizada na face dos dentes", explica o periodontista Marcelo Falsi. Quando a boca está "suja", fica mais difícil de os alimentos penetrarem nas fissuras e papilas gustativas, inibindo o paladar.
Quantidade ideal: uma fruta antes de escovar os dentes ajuda a fazer a Limpeza pesada.

Tato
O que comer: mamão, carnes e vegetais.
Por quê: "Uma pele saudável é hidratada e macia, por isso tem o tato mais aguçado", diz a dermatologista Luciane Scattone. "O betacaroteno, presente no mamão, também é antioxidante, e se transforma em vitamina A no organismo, ajudando na recuperação da pele", afirma a nutricionista Cynthia. Vegetais ricos em água, como o chuchu, contribuem para a hidratação, e as proteínas animais são fontes de colágeno, que reforça a elasticidade da pele.
Quantidade ideal: de 3 a 5 porções diárias de frutas e de 4 a 5 de vegetais. "Já o consumo diário de proteínas de fonte animal é de 1 g a 2 g por quilo corporal", segundo Cynthia Antonaccio.
Visão
O que comer: frutas e espinafre.
Por quê: um estudo publicado no periódico Archives of Ophthalmology (EUA) concluiu que as frutas
podem prevenir a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que causa diminuição progressiva ou
súbita da visão. Já o espinafre é rico em Luteína, que faz parte da formação de uma substância que
protege a mácula (parte da retina responsável pela visão central), de acordo com uma pesquisa da
Universidade de Manchester, na Inglaterra.
Quantidade ideal: o primeiro estudo mostrou que 3 ou mais porções diárias de frutas significaram 36% menos risco de DMRI, comparando com quem comia uma porção e meia.